O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), venceu a corrida pela reeleição, neste domingo (2/10), com 69,64% e governará o estado por mais quatro anos. A vitória no primeiro turno já era apontada pelas pesquisas eleitorais: o último levantamento do Ipec, divulgado no sábado (1º/10), mostrou que o governador tinha 62% dos votos válidos e 55% dos votos totais.
Com a vitória, o estado segue a tradição de 28 anos de reeleger o governador em curso. Desde 1994, o político que está no posto permanece no cargo por mais quatro anos.
O representante do Partido dos Trabalhadores (PT), Roberto Requião, ficou em segundo lugar, mas não conseguiu atingir percentual suficiente para levar a disputa para o segundo turno. Ele conquistou 26,23% dos votos disparados na urna. O cenário também foi previsto pela pesquisa Ipec, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04355/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02084/2022.
Outros sete candidatos concorreram ao cargo: Gomyde (PDT), que ficou com 2,08%; Joni Correia (DC), com 0,83%; Professora Angela (PSOL), com 0,71%; Vivi Motta (PCB), com 0,22%; Solange Ferreira Bueno (PMN), com 0,17%; Professor Ivan (PSTU), com 0,07% e Adriano Teixeira (PCO), com 0,03%.
Quem é Ratinho Junior, governador reeleito no Paraná
Carlos Roberto Massa Junior, de 41 anos, é natural de Jandaia do Sul (PR) e filho do apresentador do SBT Ratinho. O paranaense é graduado em marketing, pós-graduado em direito e atuou como empresário e administrador, na função de diretor do Grupo Massa, fundado pelo pai.
Herdeiro de um nome forte no ramo das comunicações, Ratinho Junior decidiu construir carreira na política e conseguiu o primeiro posto aos 21 anos. Na ocasião, em 2002, Ratinho Junior se elegeu deputado estadual do Paraná como o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) mais votado.
Nas eleições seguintes, em 2006, se tornou deputado federal, cargo que deixou em janeiro de 2013, para assumir um posto na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) na gestão Beto Richa. Em 2014, foi eleito deputado estadual e, em 2018, conquistou o posto de governador do estado paranaense.
Correio nas Eleições
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.