Vestido com uma camisa do Brasil, o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), votou na manhã deste domingo (2/10), no Rio de Janeiro. Após deixar a cabine da urna e cumprimentar os mesários da seção, Bolsonaro destacou o apoio popular durante a campanha e voltou a citar a necessidade de "eleições limpas".
Na parte de fora da zona eleitoral, ao falar com apoiadores, ele disse que venceria a eleição “no 1ª turno”. "Tanta gente nas ruas nos apoiando, infelizmente não viram na imprensa. Faz parte da regra do jogo. O que vale é o Datapovo. Eleições limpas? Sem nenhum problema. Que vença o melhor".
Bolsonaro, no entanto, se deslocou para o carro oficial e não respondeu a um profissional de imprensa de Portugal que o perguntou se, em caso de derrota nas urnas, respeitaria o resultado.
Berço do bolsonarismo, o Rio de Janeiro apresenta um cenário em que, de acordo com a pesquisa Ipec divulgada no último sábado (1/10), o candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera com 46% dos votos válidos enquanto Bolsonaro marcou 42%.