Na véspera do primeiro turno das eleições, uma nova rodada da pesquisa Ipec com a preferência do eleitorado para os candidatos à Presidência será publicada na noite deste sábado (1º/10) e estará disponível no site do Correio.
A expectativa é de que o levantamento mostre um cenário mais próximo do que será apurado no domingo, ao fim do período de votação, às 17h no horário de Brasília. No último levantamento, divulgado na segunda-feira (26/9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou 48% das intenções de voto e liderava a corrida presidencial.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou estabilidade ao manter os 31% atingidos no levantamento de 19 de setembro. A diferença entre o petista e o chefe do Executivo, na ocasião, era de 17 pontos percentuais na pesquisa estimulada.
Representante do União Brasil, Soraya Thronicke se manteve com o 1% que tinha no levantamento anterior. Felipe D'Avila (Novo) pontuou pela primeira vez e marcou 1%. Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1% das intenções de voto.
Ao considerar apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos do último levantamento, a vantagem de Lula é ampliada e suficiente para vencer o pleito no primeiro turno. O petista marcou 52% dos votos válidos — para vencer no primeiro turno, o petista precisa registrar 50% dos votos mais um. Nesse recorte do levantamento, Bolsonaro tinha 34% dos votos.
Segundo turno
O cenário para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, na última pesquisa, permanecia o mesmo do levantamento anterior: o petista ganharia a disputa com 54% dos votos, ante a 35% do presidente.