O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, se desculpou por ter errado a previsão do resultado das eleições presidenciais após o fim das apurações do 2º turno no domingo (30/10). Em pesquisa divulgada na quinta-feira (27/10), levantamento mostrava vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem maior do que a verificada nas urnas.
“AtlasIntel oferece desculpas pelo erro de previsão da eleição presidencial. O desempenho do Jair Bolsonaro foi subestimado em 2,5pp. Destacamos que nossas pesquisas acertaram dentro da margem: AL, BA, MG, SP, RJ. 5/7 estados onde divulgamos pesquisas de véspera”, disse Roman em seu perfil no Twitter.
AtlasIntel oferece desculpas pelo erro de previsão da eleição presidencial. O desempenho do Jair Bolsonaro foi subestimado em 2,5pp. Destacamos que nossas pesquisas acertaram dentro da margem: AL, BA, MG, SP, RJ. 5/7 estados onde divulgamos pesquisas de véspera.
— Andrei Roman (@andrei__roman) October 31, 2022
A última pesquisa divulgada pelo Atlas apontou Lula com 52,4% das intenções de voto contra 46,6% de Jair Bolsonaro (PL). As urnas deram um resultado mais apertado, com vitória do petista por 50,9% a 49,1% dos votos válidos.
Pesquisas na mira
Apontando derrota de Bolsonaro desde o primeiro turno, as pesquisas eleitorais entraram no alvo dos seguidores do presidente. Após resultado das urnas mostrar uma discrepância entre o que apontavam levantamentos como os divulgados por Datafolha e Ipec e o resultado do candidato à reeleição, a pressão sobre os institutos aumentou.
Durante o segundo turno, o Congresso Nacional discutiu sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as pesquisas e um Projeto de Lei que propunha punições para institutos que errassem os resultados das urnas.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Felipe Neto sobre os sigilos de Bolsonaro: 'Proponho chá de revelação'
- Política Uberaba em opostos: churrasco pró-Lula e interdições de vias
- Política Caminhoneiros bolsonaristas fecham outras duas vias no entorno do DF
- Política Os erros de Ciro Nogueira sobre o placar da disputa entre Lula e Bolsonaro
- Política Silveira sobre derrota de Bolsonaro em Minas: 'Praticamente morou aqui'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.