Brasil-França

"Esperava esse momento com impaciência", diz Macron a Lula por telefone

O presidente francês ligou para Lula na tarde desta segunda-feira (31/10) e disse esperar "relançar uma parceria estratégica à altura da história" entre os dois países

Victor Correia
postado em 31/10/2022 17:27 / atualizado em 31/10/2022 17:28
 (crédito: Reprodução/Twitter @EmmanuelMacron)
(crédito: Reprodução/Twitter @EmmanuelMacron)

O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou na tarde desta segunda-feira (31/10) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o parabenizou pela vitória nas urnas. Um trecho da ligação foi gravada e divulgada pelas redes sociais de Macron. O chefe de Estado francês disse a Lula que espera "relançar uma parceria estratégia à altura da história" entre os dois países.

"Boa tarde, presidente Macron", começou o petista. "Bom dia, Lula. Como vai? Felicidades. Parabéns, presidente". Lula, por sua vez, retrucou: "estamos vivendo um dia muito feliz, porque conseguimos resgatar a democracia".

O presidente francês disse ainda que "esperava esse momento com impaciência". Apenas um pequeno trecho da conversa foi publicada. Outros líderes internacionais também conversaram com o Lula por telefone, como o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, e o primeiro-ministro lusitano, Antônio Costa, e o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, entre outras autoridades.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação