Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou as eleições em todos os municípios de quatro estados e Jair Bolsonaro (PL) em todos de um. O presidente eleito foi unanimidade no Piauí, Paraíba, Ceará e Sergipe. Bolsonaro venceu em Rondônia. Ao todo, Lula venceu em 13 estados, enquanto Bolsonaro em 14, incluindo o Distrito Federal.
O Piauí, inclusive, garantiu para Lula o melhor desempenho no país. No estado, o petista teve 76,86% dos votos (1.551.383) contra 23,4% de Bolsonaro (467.065). No Piauí, todos os 224 municípios elegeram Lula com mais de 60% dos votos. Em cidades como Dom Inácio, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Guaribas, Dirceu Arcoverde e Fartura do Piauí o petista teve mais de 90% dos votos válidos.
Já no Ceará, todos os 184 municípios preferiram Lula. O estado terminou com 69,97% dos votos para o petista e 30,03% para Bolsonaro. Em apenas quatro cidades, Lula teve pouco mais de 50% dos votos: Marco, Morrinhos, Eusébio e na capital Fortaleza. No restante, o petista teve desempenho acima do 60%.
Com todos os 223 munícipios da Paraíba dando vitória a Lula, o petista teve 66,62% dos votos do estado. Bolsonaro terminou a disputa com 33,38%. No estado, a disputa só foi mais acirrada em cinco municípios em que Lula teve pouco mais de 50% dos votos: São Bento, Campina Grande, São Miguel de Taipu, Santa Rita e a capital João Pessoa.
Já em Sergipe, Lula conseguiu 67,21% dos votos e Bolsonaro, 32,79%. Somente duas cidades, elegeram o petista com menos de 60% dos votos: Nossa Senhora do Socorro e a capital Aracaju. Todas as outras 73 cidades do estado deram vitória ao petista com mais de 60% dos votos.
Como no primeiro turno, Lula venceu em todos os estados do Nordeste. Além do Piauí, o segundo estado em que o petista teve o melhor desempenho foi na Bahia, com 72,12% dos votos. No quarto maior colégio eleitoral do país, Lula só não venceu em dois munícipios Luís Eduardo Magalhães e Buerarema. Em Pernambuco, estado natal de Lula, ele só não venceu em Santa Cruz do Capibaribe.
Desempenho de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições em todos os 52 munícipios de Rondônia. Somente em Nova União, ele teve menos de 60% dos votos. No estado, ele garantiu 70,66% dos votos contra 29,34% de Lula.
No Rio de Janeiro, domicilio eleitoral de Bolsonaro, a situação ficou dividida. Na totalização, Bolsonaro levou a melhor com 56,53% dos votos contra 43,47% de Lula. Mas em 20 dos 92 munícipios do estado, o petista teve um desempenho melhor.
No Distrito Federal, Bolsonaro também teve um dos seus melhores desempenhos. Por aqui, ele garantiu 58,81% dos votos contra 41,19% de Lula. Entre as regiões administrativas, ele só perdeu na Asa Norte.
Saiba Mais
- Política Eleições apertadas são a representação de um Brasil dividido
- Política Após eleição de Lula, autoridades fazem apelo à pacificação do Brasil
- Política Antipetismo será um dos principais desafios de Lula, diz cientista político
- Política América Latina vive onda 'mais moderada' de esquerda, diz analista
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.