A votação no segundo turno das Eleições 2022 mostrou uma significativa redução da diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Às 19h56 de ontem, Lula foi considerado eleito. Após a consolidação do pleito, o petista consagrou-se com 60.345.999 dos votos válidos, contra 58.206.354 do atual presidente. Um placar apertado de 50,90%, sobre 49,10%.
Lula venceu em 13 estados, enquanto o chefe do Executivo foi confirmado em 14, contando com o Distrito Federal. As unidades federativas em que o petista obteve maior votação foram Piauí, com 76,83% de aprovação, Bahia, com 72,11%, e Maranhão, com 70,93%. É a terceira vez que Lula é escolhido para ocupar o Palácio do Planalto. O político também é o primeiro a assumir três vezes o cargo pelo voto direto.
Saiba Mais
- Política Ligação que Lula atendeu viraliza nas redes sociais
- Política Tiros em comemoração da vitória de Lula matam um e deixam dois feridos
- Política Após vitória de Lula, caminhoneiros fecham vias e pedem intervenção militar
- Política Moraes descarta eventual contestação ao resultado das urnas: "Risco nenhum"
O placar assegurou ao petista a maior votação da história do Brasil. Em 2002, quando assumiu pela primeira vez o comando do Executivo, recebeu o apoio de quase 53 milhões de brasileiros. Em 2006, foi reeleito com 58,1 milhões de votos.
Embora a votação expressiva nas urnas ontem, Lula não venceu em importantes colégios eleitorais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ficando atrás de Jair Bolsonaro. No Sudeste, a única vitória foi em Minas Gerais, após uma disputa acirrada entre os dois candidatos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.