Eleições 2022

TSE apura metade das urnas; Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados

Candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem menos de 1% de diferença, com 50,18% e 49,85% dos votos respeitativamente

Luana Patriolino
postado em 30/10/2022 18:38
 (crédito: Reprodução/ João Cotta/Globo e Stephanie Rodrigues/G1)
(crédito: Reprodução/ João Cotta/Globo e Stephanie Rodrigues/G1)

Com mais de 56% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem menos de 1% de diferença, com 50,18% e 49,85% dos votos respeitativamente. A apuração começou pouco depois das 17h e a expectativa é DE que acabe antes das 20h. A contagem está mais avançada no Distrito Federal, Acre, Tocantins, Paraná, Amazonas, em Mato Grosso e nas seções no exterior.

Diferentemente do primeiro turno, a apuração desta etapa de votação segue mais rápida. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que todos os eleitores que estiverem na fila das seções eleitorais, mesmo após as 17h, poderão exercer o direito ao voto normalmente.“O encerramento oficial acontece às 17h, mas todos aqueles que ainda estiverem na fila após o horário [serão colocados] para dentro [da seção], ou seja, os que ainda estão na fila, votarão”, disse.

O magistrado ainda fez um balanço do segundo turno das Eleições 2022 e informou que apenas 0,55% das urnas precisaram ser substituídas até as 16h a 2.630 urnas — correspondendo a um total de mais de 530 mil espalhadas pelo país. Moraes apontou, ainda, que a votação já foi finalizada em 73 países.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação