Eleições 2022

No 2º turno, TCU analisa mais 540 urnas para garantir transparência

No primeiro turno do pleito, o órgão checou 4.161 Boletins de Urna e não encontrou divergências com os dados do TSE

Victor Correia
postado em 30/10/2022 18:14 / atualizado em 30/10/2022 18:16
"Um dos princípios mais importantes que a Constituição estabelece para o TCU é a transparência", disse o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar, no segundo turno das eleições presidenciais, outros 540 Boletins de Urna (BUs) para checar por divergências com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No primeiro turno, o tribunal verificou 4.161 urnas e não encontrou nenhuma divergência entre as informações, corroborando a segurança do processo eleitoral.

Um resultado parcial da análise pode ser divulgado ainda neste domingo (30/10). Porém, isso depende da celeridade na apuração dos votos e liberação dos boletins. No primeiro turno, a parcial foi divulgada no dia seguinte à votação.

Os TCU acessou os boletins de urna impressos, antes de passarem por qualquer sistema eletrônico, escaneou os documentos e os disponibilizou no Painel de Avaliação da Integridade dos Boletins de Urna nas Eleições de 2022. Eles podem ser acessados por qualquer cidadão.

"Um dos princípios mais importantes que a Constituição estabelece para o TCU é a transparência, e esse painel tem por objetivo exatamente levar ao cidadão a informação para que ele mesmo possa conferir", disse ao Correio o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação