De acordo com o jornalista Lauro Jardim, as operações da Polícia Rodoviária Federal abordando veículos que transportavam eleitores foram articuladas em reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, em 19 de outubro. Em informação publicada no jornal O Globo, a estratégia teria como objetivo dificultar o acesso de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às urnas.
Segundo o jornalista, as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal seriam instruídos a ficar atentos ao transporte de eleitores, especialmente no Nordeste. A maioria das operações que acontecem neste domingo (30/10) se concentra na região, onde Lula venceu com larga margem no primeiro turno.
Números apurados pela Folha de S. Paulo apontam que, até as 12h35, 514 ações da PRF foram realizadas. O número já era 70% maior do que as operações realizadas no primeiro turno.
As ações descumprem decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que determinou que não fossem realizadas operações policiais com transporte público durante o dia de votação.
Saiba Mais
- Política Gilmar Mendes vota e elogia a atuação da Justiça Eleitoral
- Política Senador Otto Alencar acusa PRF: 'Todos carros parados tinham adesivo do 13'
- Política Durante votação, Lula fala sobre salários de servidores públicos
- Diversão e Arte Morre aos 63 anos D.H. Peligro, baterista do Dead Kennedys
- Política Lula reafirma que será sua última campanha e enfatiza que cuidará do SUS
- Política Carla Zambelli vota com colete à prova de balas e não responde se está armada
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.