QUEBRA DE DECORO

Leandro Grass pede cassação de Zambelli por apontar arma a homem em SP

O deputado distrital (PV) protocolou representação por quebra de decoro parlamentar contra a deputada federal. Regra do TSE proíbe porte de arma 24 horas antes das eleições

Aline Gouveia
postado em 30/10/2022 10:50
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O deputado federal Leandro Grass (PV) protocolou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A ação foi movida neste domingo (30/10), na Câmara dos Deputados. No sábado (29/10), Zambelli perseguiu e apontou uma arma para um homem em São Paulo. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral proíbe porte de arma 24 horas antes das eleições.

Entre as violações citadas na representação, Grass aponta as regras eleitorais e o Código de Ética do Parlamento. “Extremamente desproporcional e incompatível com o decoro que um parlamentar deve ter. Não faz qualquer sentido lógico, sobretudo para aqueles que possuem porte de arma, como alega a representada, sair, com ela em punho, de forma absolutamente desproporcional, nas ruas da capital paulista perseguindo qualquer cidadão, e mais, colocando em risco os demais que por ali passavam”, afirma o deputado distrital.

Entenda o caso

No sábado (29/10), a deputada federal Carla Zambelli correu atrás de um homem com arma na mão. Ela explicou que foi agredida por ele e sugeriu que o homem fosse "militante de Lula". No entanto, um vídeo divulgado por outro ângulo desmente as afirmações da deputada. O homem não a empurrou.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a investigação da conduta da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). A petição foi feita pelo assessor-chefe da assessoria especial de enfrentamento à desinformação, Eduardo de Oliveira. Será investigado o possível crime eleitoral por porte ilegal de arma. A resolução 23.708/2022 do TSE proíbe armas 24 horas antes e depois das eleições, para impedir tentativas de tumultuar o pleito eleitoral.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação