Eleições

"Não falo nem espanhol, nem portunhol", diz Bolsonaro a jornalista português

Candidato à reeleição, Bolsonaro disse que não tinha entendido pergunta de jornalista de Portugal durante coletiva na noite desta sexta

Thays Martins
postado em 29/10/2022 12:11
 (crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)
(crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse a um jornalista português que não tinha entendido o questionamento dele pois não fala "espanhol" nem "portunhol". Bolsonaro concedeu uma coletiva de imprensa logo após o debate da TV Globo, na noite desta sexta-feira (28/10), último enfrentamento entre os presidenciáveis antes das eleições deste domingo (30/10).

Um dos jornalistas presentes, um correspondente da emissora RTP, de Portugal, pediu, em português, que Bolsonaro comentasse a relação dele com os líderes internacionais. O repórter salientou que o presidente diz ter uma boa relação com o exterior, mas os líderes têm manifestado preocupação com as eleições no Brasil. "Eu não entendi o que você falou", respondeu Bolsonaro. O repórter então questionou se ele gostaria que a pergunta fosse repetida. Bolsonaro então disse que "se repetir, vou continuar não entendendo, ta? É que eu não falo nem espanhol, nem portunhol". 

Veja o vídeo 

Na mesma coletiva, Bolsonaro também abandonou a entrevista após ser questionado por um repórter da Folha de S. Paulo do porquê continuava mentindo em relação à ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão. O presidente tinha associado o ato de campanha do petista na comunidade a um suposto envolvimento dele com traficantes. A visita foi organizada por líderes comunitários, como lembrou o repórter. "Você tem moral para me chamar de mentiroso?", perguntou Bolsonaro ao jornalista, e então deixou a entrevista.

De acordo com a organização da TV Globo, cada um dos candidatos teria 10 minutos para responder as perguntas dos jornalistas. Bolsonaro, no entanto, falou por mais de 20 minutos porque disse que estava lá "como presidente, não como candidato". Ele também se irritou ao ser chamado de "candidato" e não de "presidente". "Se eu sou candidato eu vou embora. Sou presidente da República", afirmou. 

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação