A última pesquisa CNT de Opinião, realizada pelo Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada neste sábado (29/10), véspera das eleições, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46,9% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, com 44,9%. Considerando apenas os votos válidos, Lula aparece com 51,1% e Jair Bolsonaro, com 48,9%.
Analisando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o estudo indica indefinição nesta disputa de segundo turno, com empate técnico entre os candidatos, apesar da vantagem numérica do ex-presidente.
Ao longo dos estudos anteriores do instituto, a diferença entre os candidatos foi diminuindo em cada medição, chegando à indefinição medida nesta última pesquisa.
Os eleitores que se declaram ainda indecisos representaram 4,6%, enquanto 5,8% apontam que pretendem votar em branco, anular o voto ou não votar neste domingo.
O índice de rejeição de Bolsonaro caiu e o de Lula aumentou, com ambos atingindo o mesmo patamar (47,2% contra 47,3%, respectivamente).
A escolha do candidato é considerada definitiva por 96,2% dos eleitores de Bolsonaro, contra 94,0% dos de Lula, indicando a grande definição do voto até a última sexta-feira, antes da eleição.
A pesquisa, realizada entre esta quarta-feira (26/10) e a sexta-feira (28/10), escutou 2.002 eleitores em todo o país, com entrevistas realizadas de forma presencial. O estudo estabelece uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e considera um grau de confiança de 95%.
Neste sábado (29), ao longo do dia, ainda devem ser divulgadas mais seis pesquisas de intenção de voto dos institutos Datafolha, Ipec, Paraná Pesquisas, Atlas e Veritá.
Saiba Mais
- Política Lula e Bolsonaro trocam acusações sobre relação com Roberto Jefferson
- Política Sergio Moro é um dos assessores de Bolsonaro no debate da Globo
- Política Bolsonaro usa dados do Ipea para minimizar aumento da pobreza no país
- Política Instituto Veritá: Bolsonaro tem 51,5% dos votos válidos, contra 48,5% de Lula
Como será o segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.