O candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece em primeiro nas intenções de votos para o segundo turno das eleições, de acordo com pesquisa publicada pelo Instituto Veritá nesta sexta-feira (28/10). O presidente tem 51,5% dos votos válidos, contra 48,5% do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nos votos válidos não são considerados os nulos e brancos. Se incluídos esses votos, o instituto mostra Bolsonaro com 49% e Lula com 46,1%. Brancos ou nulos somam 2,4%, e os indecisos, 2,5%. Esses são os números da pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos.
Saiba Mais
- Política Sergio Moro tira foto de Lula durante debate para postar no Instagram
- Política "Se fosse negro você tinha mandado matar", diz Lula a Bolsonaro sobre Jefferson
- Política Lula critica mudança na metodologia de cálculo do emprego em debate da Globo
- Política Bonner dá bronca em Bolsonaro e Lula no debate da Globo: 'Vamos em frente'
Na intenção de voto espontânea, quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem que sejam apresentadas opções, Bolsonaro tem 52,1% dos votos válidos e Lula, 47,9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e a taxa de confiabilidade é de 95%.
A pesquisa é uma iniciativa própria do Instituto Veritá. Nesta rodada, a instituição afirma que foram entrevistados 30.180 eleitores, entre terça-feira (25/10) e quinta-feira (27/10). O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04920/2022.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Bonner dá bronca em Bolsonaro e Lula no debate da Globo: 'Vamos em frente'
- Política Bolsonaro se confunde e fala em cumprir novo mandato como deputado federal
- Política Bolsonaro diz que respeitará resultado: "Quem tiver mais votos leva"
- Política Citação de Bolsonaro a remédio abortista faz buscas no Google dispararem
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.