eleições 2022

Lula para Bolsonaro sobre pílula abortiva: "Falou isso, ou não?"

Candidato do PT fez referência a uma fala de Bolsonaro em 1992, quando era deputado federal

Estado de Minas
postado em 28/10/2022 23:01
 (crédito: Reprodução/Stephanie Rodrigues/G1)
(crédito: Reprodução/Stephanie Rodrigues/G1)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite desta sexta-feira (28/10), em debate presidencial da TV Globo, a respeito de uma declaração em 1992 sobre pílulas abortivas. Lula leu o discurso de Bolsonaro, que respondeu dizendo que o fato em questão aconteceu "30 anos atrás".

Eu vou ver um trecho aqui: 'Não adianta uma multidão de brasileiros subnutridos sem condições de servir ao seu país', conclui o então deputado, que oferece que seja distribuída pilula de aborto para a sociedade brasileira, em 1992, quando era deputado. Falou isso, ou não? Falou isso, ou não? Não importa, falou isso, ou não? Falou isso, ou não? Pílulas abortivas", disse Lula.

"Trinta anos atrás, 30 anos atrás, abortiva é cytotec, é pílula do dia seguinte, é isso? Outra coisa, 30 anos atrás, eu posso mudar", disse Bolsonaro, chamando Lula de "abortista convicto".

"Primeiro, eu sou contra o aborto, e a minha mulher é contra o aborto, minha mulher é contra o aborto. Eu respeito a vida porque eu tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta", respondeu Lula.

Debates

O primeiro debate do segundo turno das eleições de 2022 entre os candidatos à presidência da República foi realizado em 16 de outubro com organização da TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. Naquela oportunidade, o presidente Bolsonaro, candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula - governou o país de 2003 a 2010 -, tiveram uma hora e 40 minutos para discutir suas propostas.

Em 21 de outubro, os dois candidatos foram convidados pelo pool de veículos formado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e Novabrasil FM, mas apenas Jair Bolsonaro compareceu. O candidato foi entrevistado durante uma hora. A Coligação Brasil da Esperança, responsável pela candidatura de Lula, alegou "incompatibilidade de agendas".

Já no dia 23 de outubro, Bolsonaro concedeu nova entrevista, desta vez para a Rede Record TV. O objetivo da emissora era realizar um debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno, mas Lula não participou por conta de outros compromissos de campanha. Deste modo, o candidato à reeleição foi sabatinado por jornalistas durante uma hora.

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.

O candidato eleito em segundo turno, realizado no domingo (30), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação