O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu uma fala do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a relação comercial entre o Brasil e Cuba. Durante debate da TV Globo, na noite desta sexta-feira (28/10), o candidato à reeleição disse que na gestão do petista foi doado 1 bilhão de dólares para a nação cubana e que o valor foi estornado em charutos.
“Lula, você deu um bilhão de dólares para Cuba para fazer um porto lá e estamos levando calote. Agora, está no contrato, eu vi, Lula, que falta de vergonha de você. Você sabe qual a garantia de Cuba para o Brasil, caso não pagasse a dívida? Charutos.Tá lá no contrato. Lula, você não tem vergonha na cara de indicar um presidente do BNDES para ele fazer esse tipo de acordo com outros países, como charuto em garantias com Cuba?”, disse o presidente.
Ao responder, Lula chamou Bolsonaro de ignorante e disse que o presidente não procura fontes confiáveis de informação. “Eu vou naquela câmera ali para pedir o seguinte: Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem. Porque se ele tivesse o mínimo de noção do que é política externa, ele percebesse, tivesse lido o Valor essa semana, o jornal Valor, ele perceberia o significado de exportar engenharia. Ele deveria saber que o Brasil lucrou praticamente”, disse.
“Alguém poderia pedir para ele ler, ou a assessoria ler para ele, para ele não falar tanta sandice aqui. Isso é um debate que a gente está falando com milhões de pessoas. Pelo amor de Deus. Diga alguma coisa com coisa. O cidadão está desequilibrado hoje”, completou Lula.
A partir das 21h30 desta sexta-feira (28/10), os dois candidatos à Presidência participarão do último confronto direto antes do segundo turno das eleições.
Confira os detalhes mais importantes e a cobertura do Correio nesse Moments.https://t.co/O6BBwAQrbk— Correio Braziliense (@correio) October 28, 2022
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.