O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a anulação das condenações do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. Durante debate da TV Globo, na noite desta sexta-feira (28/10), o atual chefe do Executivo refutou a informação de que o petista foi absolvido e chegou até mesmo a citar o jornalista William Bonner.
“Lula, você dizer que foi absolvido? Só se foi pelo Bonner. Ele vai repetir aqui que você foi absolvido. Eu acho que o Bonner vai ser indicado para um impossível hipotético governo teu para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Você foi descondenado”, atacou Bolsonaro.
Bolsonaro citou Bonner porque na entrevista de Lula no Jornal Nacional,da Rede Globo, o jornalista iniciou a sabatina dizendo que Lula "não deve nada à Justiça".
Em 2021, o STF anulou as condenações do ex-presidente na Lava Jato baseado nos entendimentos do magistrado de que o então juiz Sergio Moro foi parcial no processo e de que os casos tramitaram fora da jurisdição correta. O petista chegou a ficar preso 580 dias e teve a candidatura barrada nas eleições de 2018.
Antes do fim do primeiro bloco, Bonner se defendeu e esclareceu a situação. “Eu, de fato, disse na entrevista do Jornal Nacional que o candidato Lula não deve nada à Justiça. Mas como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal (STF). Eu queria só fazer esse esclarecimento. Lembrando que algumas dessas decisões são bem recentes”, rebateu o jornalista.
A partir das 21h30 desta sexta-feira (28/10), os dois candidatos à Presidência participarão do último confronto direto antes do segundo turno das eleições.
— Correio Braziliense (@correio) October 28, 2022
Confira os detalhes mais importantes e a cobertura do Correio nesse Moments.https://t.co/O6BBwAQrbk
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.