Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do estado do Espírito Santo. Com 100% das urnas apuradas, o chefe do executivo estadual alcançou 53,80% dos votos válidos. No segundo lugar estava Carlos Humberto Manato (PL), que recebeu 46,20% dos votos.
No primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, Casagrande obteve 976.652 votos (46,94% dos votos válidos), contra 38,48% de Manato.
Com currículo extenso na política, ele já foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual.
Também já atuou como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal do Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo. Seu vice é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).
Quem é Renato Casagrande?
Natural de Castelo (ES), Renato Casagrande, de 61 anos, é engenheiro florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, e bacharel em direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Casado e pai de dois filhos, o capixaba foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual é filiado desde 1987.
Durante seu mandato no Congresso Brasileiro, foi idealizador da reformulação do Código do Processo Penal; criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor; dentre outras atividades. Ele presidiu a Fundação João Mangabeira entre os anos de 2015 e 2018.
Em 1º de janeiro de 2019, o capixaba assumiu o mandato à frente do governo do Espírito Santo. Nas eleições de 2018, ele recebeu 1.072.224 votos, equivalente a 55,49% do total dos votos válidos.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Saiba Mais
- Política Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia vota no Rio e faz post em alusão a Lula
- Política Simone Tebet ao votar: "estamos prontos para defender a democracia"
- Política Lula sobre Zambelli: 'Foi degradante aquele comportamento dela'
- Política Sérgio Moro vai votar: "Buscar a pacificação do país"
- Política Alexandre de Moraes libera divulgação das operações da Polícia Federal
- Política TSE: 1.883 urnas eletrônicas foram substituídas na manhã deste domingo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.