O segundo turno das eleições acontece neste domingo (30/10) em todo o Brasil. Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorrem à presidência da República, e candidatos de 12 estados disputam o cargo de governador.
Segundo a legislação eleitoral brasileira, vence o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% +1. Mas o que acontece se os dois tiverem exatamente a mesma quantidade de votos?
A regra está prevista no Artigo 3º da Lei Federal Nº 7.773 e no Artigo 110 do Código Eleitoral: o candidato mais velho é eleito. No caso das eleições presidenciais deste ano, Lula venceria, pois tem 77 anos, enquanto Bolsonaro tem 67.
Saiba Mais
A regra vale para as eleições majoritárias, inclusive para prefeito. Em 2020, três cidades brasileiras tiveram empate: Caraúbas (PB), Jardinópolis (SC) e Kaloré (PR). Os três municípios, por terem menos de 200 mil habitantes, não têm segundo turno. Em cada uma venceu o candidato mais velho.
Os 12 estados com 2º turno neste domingo são Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lula divulga carta com nove propostas para o Brasil
- Política Tebet em BH: 'Minas e as mulheres são dois votos decisivos'
- Política Pesquisa Atlas/Intel: Lula tem 52,4% e Bolsonaro 46% nos votos totais
- Política Guedes diz que 'polarização vai acabar' se Bolsonaro vencer as eleições
- Política Tebet em Minas: 'Bolsonaro quer levar eleições para o terceiro turno'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.