Eleições 2022

Tebet em Minas: 'Bolsonaro quer levar eleições para o terceiro turno'

Senadora pediu a eleitores que fiquem vigilantes até domingo; ela acusa o presidente de criar 'crises artificiais' e 'factoides'

Amanda Quintiliano - Especial para o EM
postado em 27/10/2022 18:48 / atualizado em 27/10/2022 18:48
Simone Tebet participou de encontro com apoiadores em Divinópolis -  (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)
Simone Tebet participou de encontro com apoiadores em Divinópolis - (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)

A senadora Simone Tebet (MDB) acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de criar factoides para levar as eleições para o terceiro turno. A declaração foi feita durante agenda em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta quinta-feira (27/10).

Se referindo, entre os últimos acontecimentos, à ação sobre suposto boicote de rádios na veiculação de propagandas eleitorais divulgada pela campanha de Bolsonaro, Tebet pediu que os eleitores fiquem “vigilantes”.

“Porque a todo momento o presidente cria uma crise artificial, cria um factoide porque sabe que vai perder a eleição. “Aí ele quer levar isso para um terceiro turno. Não vai. As eleições acontecerão dia 30 e eu estou extremamente otimista que o povo brasileiro vai virar essa página”, afirmou.

Tebet chamou o presidente de “antidemocrático” e disse que ele está criando fatos por saber que irá perder a eleição.

“Como se não tivéssemos um país para reconstruir. Eleição é um jogo, você ganha ou você perde. Quando você perde, você reconhece a derrota e segue a vida. Você não vai levar esse processo como se fosse um projeto pessoal. Este é um projeto de país a ser reconstruído”, enfatizou.

Ela ainda afirmou que os atos de campanha do presidente estão favorecendo Lula. “No desespero, no despreparo e na incompetência, cada vez que eles criam um fato, eles puxam mais votos para o presidente Lula. Porque cria uma sensação de insegurança no eleitor”, afirmou.

Ministério de Lula

Apesar dos rumores de que Tebet pode assumir uma posição do governo Lula, caso eleito, ela disse que o apoio dela não foi condicionado a cargos. “Sem pedir absolutamente nada em troca”, ressaltou. Afirmou ainda que a decisão não foi uma “escolha”.

“Nós não temos dois candidatos democratas, temos apenas um que é Lula. Bolsonaro flerta com o autoritarismo, Bolsonaro ameaça as instituições democráticas e tudo aquilo que temos de mais sagrado, que é a nossa liberdade”, justificou.

Agenda de Simone Tebet em Divinópolis

Tebet cumpriu agenda, na manhã desta quinta-feira (27/10), em Divinópolis. Ela tomou café com apoiadores em uma lanchonete e depois participou de um encontro com cerca de 200 pessoas em um hotel da cidade. Do município do Centro-Oeste, seguiu para Belo Horizonte onde também participará de atos em apoio da candidatura do ex-presidente.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação