Eleições 2022

Pesquisa Atlas/Intel: Lula tem 52,4% e Bolsonaro 46% nos votos totais

Os dados foram coletados pela internet entre os dias 21 e 25 de outubro, com participação de 7.500 eleitores em 1.776 municípios

Estado de Minas
postado em 27/10/2022 18:32 / atualizado em 27/10/2022 18:32
 (crédito: Ricardo Stuckert e Evaristo SA/AFP)
(crédito: Ricardo Stuckert e Evaristo SA/AFP)

O Instituto Atlas divulgou nesta quinta-feira (27/10) uma nova pesquisa de intenção de voto para presidente no Brasil. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 52,4% dos votos totais, o presidente Jair Bolsonaro obteve 46%. Quando considerados apenas os votos válidos, o petista tem 53,2% ante 46,8% do candidato a reeleição.

A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual e a confiança é de 95%. Os dados foram coletados pela internet entre os dias 21 e 25 de outubro, com participação de 7500 eleitores em 1776 municípios. A pesquisa Atlas/Intel está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01560/2022.

Primero turno

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado.

O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

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