Eleições 2022

Prefeito de Roma: "Com Lula, povo brasileiro retomará o caminho da justiça social"

Em vídeo divulgado por Lula nesta terça-feira (25/10), prefeito italiano diz que os governos de Lula foram "um exemplo para muitos em nível internacional"

Victor Correia
postado em 25/10/2022 18:07 / atualizado em 25/10/2022 18:07
 (crédito: AFP / Filippo MONTEFORTE)
(crédito: AFP / Filippo MONTEFORTE)

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. A declaração ocorreu em vídeo e foi postada pelas redes sociais do ex-presidente nesta terça-feira (25/10). 

"Meu caro amigo Lula. Em Roma estamos torcendo para que você volte a guiar esse grande país amado por todos os italianos. Com sua volta para a presidência, o povo brasileiro retomará o caminho da justiça social, do desenvolvimento, do resgate que tanto merece", afirmou o prefeito italiano, que ocupa o posto desde outubro de 2021. Roberto Gualtieri é filiado ao Partido Democrata, já foi eurodeputado e ministro da Economia e Finanças da Itália.

"A saída da pobreza de dezenas de milhões de famílias serviu de exemplo para muitos governos a nível internacional. Você deu uma contribuição fundamental para um sistema econômico internacional mais justo e atendo às instâncias dos países em desenvolvimento", declarou ainda Gualtieri.

Em suas redes, Lula agradeceu o apoio. "Vamos voltar para construir um governo ainda melhor para o povo brasileiro", disse o petista. É o segundo apoio internacional divulgado pelo candidato nesta terça. Mais cedo, Lula postou um vídeo de apoio do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação