Eleições 2022

É falso que Gilmar Mendes tenha se encontrado com filho de Lula, diz STF

Segundo nota do Supremo, ministro Gilmar Mendes estava, na verdade, com juristas que participavam de um congresso em Roma

Gabriela Ornelas
postado em 25/10/2022 11:57 / atualizado em 25/10/2022 12:20
 (crédito: Fellipe Sampaio )
(crédito: Fellipe Sampaio )

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta terça-feira (25/10) uma nota desmentindo a informação de que o ministro Gilmar Mendes teria se encontrado, em Roma, com o filho do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na verdade, o ministro estava com juristas que participaram com ele de um congresso na capital da Itália.

O próprio ministro Gilmar Mendes comentou em seu Twitter que a informação trata-se de fake news. “Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira”, afirmou.

Em áudio que circula no Whatsapp, um homem afirma que viu Gilmar Mendes em um restaurante e que identificou o filho do Lula junto do ministro. Várias fotos foram tiradas e circulam em diferentes redes sociais com a mensagem de que o magistrado estava com o filho do ex-presidente.

Como parte do Programa de Combate à Desinformação, a equipe de Comunicação do STF denunciou três posts como notícias falsas e elaborou a nota.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação