O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta terça-feira (25/10) uma nota desmentindo a informação de que o ministro Gilmar Mendes teria se encontrado, em Roma, com o filho do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na verdade, o ministro estava com juristas que participaram com ele de um congresso na capital da Itália.
O próprio ministro Gilmar Mendes comentou em seu Twitter que a informação trata-se de fake news. “Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira”, afirmou.
Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira. pic.twitter.com/guPekIFjiD
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) October 24, 2022
Saiba Mais
Em áudio que circula no Whatsapp, um homem afirma que viu Gilmar Mendes em um restaurante e que identificou o filho do Lula junto do ministro. Várias fotos foram tiradas e circulam em diferentes redes sociais com a mensagem de que o magistrado estava com o filho do ex-presidente.
Como parte do Programa de Combate à Desinformação, a equipe de Comunicação do STF denunciou três posts como notícias falsas e elaborou a nota.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.