Por meio de requerimento à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a deputada Beatriz Cerqueira (PL) cobrou explicações ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sobre efetivo total das forças de segurança em agendas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da primeira-dama Michelle Bolsonaro em Belo Horizonte.
De acordo com a deputada, o ato de Lula no último sábado, em BH e Ribeirão das Neves, não contou com o acompanhamento das forças de segurança, como é de praxe em atividades desse porte, diferentemente de atos do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama, também na capital.
Saiba Mais
Durante o segundo turno, o governador mineiro declarou apoio ao atual presidente.
Zema vem fazendo campanha no estado ao lado de Bolsonaro, para poder reverter a situação do presidente em Minas.
Questionada se o apoio de Zema pode ter interferido nas forças de segurança, Beatriz pediu explicações. “Quero que o governador explique. As instituições de segurança pública são do Estado e não são do governo. O governador é o chefe. Não pode interferir e agir de acordo com suas convicções partidárias. Isso é grave.”
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidenciais brasileiras no primeiro turno em Minas Gerais com 5,8 milhões de votos (48,29%), contra seu principal adversário político, Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 5,2 milhões (43,6%). O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para 30 de outubro, último domingo do mês.
No documento, Beatriz questionada a quantidade de efetivo total nos seguintes eventos:
- 14/10/2022 – realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) no The One Eventos, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte, que contou com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro;
- 21/10/2022 – realizado no Clube Minas Gerais, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, que contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro;
- 22/10/2022 – realizado em Venda Nova, região norte de Belo Horizonte, e em Justinópolis, no município de Ribeirão das Neves, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Alexandre Silveira (MG), da senadora Simone Tebet (MT), do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, além de diversos deputados e deputadas estaduais e federais.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Prefeitura de São Paulo libera passe livre no dia do 2º turno das eleições
- Política TSE vai monitorar diretamente perfil de Carlos Bolsonaro
- Política 'Meus filhos estão apanhando e se separando dos amiguinhos por política'
- Política Para manter vantagem em Minas, Lula manda Boulos e Guajajara ao Triângulo
- Política Jefferson diz que deu 50 tiros e jogou 3 granadas, mas "não atirou para matar"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.