Os resultados da última pesquisa Atlas em nível nacional apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial com 53% das intenções de votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) marca 45%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.
A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a segunda pesquisa do instituto para o segundo turno. O novo levantamento ouviu 4.500 pessoas em 1.404 municípios entre 18/10 e 22/10.
O resultado mostra que Lula cresceu 0,9 ponto percentual, alcançando 52% dos votos totais e 53% dos votos válidos. Bolsonaro, por outro lado, tinha 46,5% dos votos totais e 47,6% dos votos válidos.
Saiba Mais
- Política "Espero que ele me telefone", diz Lula caso Bolsonaro perca a eleição
- Política Vices de Bolsonaro e Lula, Braga Netto e Alckmin visitam MG em semana final
- Política Randolfe ironiza vídeo do pastor André Valadão nas redes sociais
- Política Luciano Hang, dono da Havan, doa R$ 1 mi para Bolsonaro na reta final da campanha
Vantagem aumentou
O atual presidente caiu 0,3 pontos percentuais em votos totais e, agora, tem 47% dos votos válidos. Portanto, a vantagem de Lula aumentou de 4,6 para 5,8 pontos percentuais em votos totais e de 4,8 para 6 p. p. em votos válidos.
A última pesquisa indicava a segunda eleição mais apertada da Nova República, atrás apenas da eleição de 2014, quando Dilma ganhou com 51,6% dos votos válidos. Agora, o resultado já é similar ao de 1989, quando o ex-presidente Fernando Collor de Mello venceu com 53% dos votos válidos.
“Apesar das duas variações estarem dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade é o cenário mais provável. Dada a dimensão das variações, o mais provável é que a evolução real das intenções de voto favoreça Lula”, analisou o instituto de dados.
A margem de erro é de 1 ponto percentual e a confiança (probabilidade do resultado estar dentro da margem de erro) é de 95%. A própria AtlasIntel contratou o levantamento e o registro no TSE é BR-06415/2022.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Economia TCU manda suspender crédito consignado do Auxílio Brasil
- Brasil Inmet alerta para previsão de chuvas intensas em Minas, Espírito Santo e Bahia
- Política Luciano Hang, dono da Havan, doa R$ 1 mi para Bolsonaro na reta final da campanha
- Esportes Rüdiger diz ver Vini Jr. como um irmão e aposta alto: 'Pode ter a Bola de Ouro'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.