O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), pediu uma investigação "imediata" às autoridades de segurança sobre o tiroteio na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, ocorrido nesta segunda-feira (17/10) durante evento da campanha do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ainda sobre a investigação, Garcia pregou cautela em relação a conclusões precipitadas.
"Quero esclarecer rapidamente o que aconteceu, Paraisópolis é uma comunidade de homens e mulheres de bem e não podemos confundi-los com bandidos. Por isso, pedimos uma investigação imediata as autoridades para esclarecer os fatos", disse o gestor.
Nas redes sociais, Rodrigo Garcia exaltou o trabalho da Polícia Militar.
Acabei de falar com Tarcísio de Freitas e ele e sua equipe estão bem. A polícia militar agiu rápido e garantiu a segurança de todos. Determinei a imediata investigação do ocorrido.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) October 17, 2022
Tarcísio de Freitas também se manifestou sobre o caso ao confirmar estar bem apesar de ter sido "atacado".
Em primeiro lugar, estamos todos bem. Durante visita ao 1o Polo Universitário de Paraisópolis, fomos atacados por criminosos. Nossa equipe de segurança foi reforçada rapidamente com atuação brilhante da @PMESP. Um bandido foi baleado. Estamos apurando detalhes sobre a situação.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 17, 2022
É prematuro falar em atentado, diz Bolsonaro
Ao comentar o ocorrido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que ainda é prematuro falar em atentado. Segundo ele, a ação pode ter sido contra o candidato, mas também pode ter sido de algum conflito na região sem relação com o comício. "Recebi um telefonema do Tarcísio, algumas imagens também. Tudo é preliminar ainda, eu não quero me antecipar. Se foi uma ação contra a equipe dele, se foi uma ação isolada, se algum conflito já estava havendo por haver na região. Então seria prematuro eu falar sobre isso", disse ao ser questionado por jornalistas.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Saiba Mais
- Política Pesquisa em São Paulo: Tarcísio tem 54% dos votos válidos; Haddad tem 44%
- Política Agenda de Tarcísio de Freitas em São Paulo é interrompida por tiros
- Política Tarcísio elogia PM de São Paulo após tiroteio: "Atuação brilhante"
- Política Bolsonaro diz que é "prematuro" falar em atentado contra Tarcísio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.