Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (17/10) aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa de segundo turno. O levantamento coloca Lula com 48,1% dos votos totais em cenário estimulado, contra 41,8% do atual presidente e candidato à reeleição.
Ao todo, 6% disseram que não pretendem votar ou que votarão branco ou nulo, enquanto 4,1% estão indecisos quanto à escolha. Quanto aos votos válidos, desconsiderando indecisos, brancos e nulos, Lula tem 53,5%, contra 46,5% de Bolsonaro.
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA a pedido da Confederação Nacional de Transportes (CNT) colheu opiniões de eleitores de diversos estados brasileiros de 14 a 16 de outubro, de forma presencial. Foram ouvidas 2.002 pessoas.
A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 05514/2022. O segundo turno da eleição presidencial ocorre em 30 de outubro.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Saiba Mais
- Política Pesquisa Veritá: Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos; Lula, 48,8%
- Política Agenda de Tarcísio de Freitas em São Paulo é interrompida por tiros
- Política Interrogações sobre saúde e idade rondam Lula e Bolsonaro
- Política Tarcísio elogia PM de São Paulo após tiroteio: "Atuação brilhante"
- Política Bolsonaro diz que é "prematuro" falar em atentado contra Tarcísio
- Política Após debate, Lula faz caminhada com apoiadores na Zona Leste de São Paulo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.