Ao defender as ações de seu governo de acusações de Lula sobre a covid-19, Bolsonaro disse durante o debate eleitoral da Band, neste domingo (16/10), que o ex-presidente era “mentiroso” e tinha um “passado lamentável”. Bolsonaro citou uma portaria assinada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que declarou estado de emergência por conta da covid, aprovada em março no Congresso.
Lula rebateu dizendo que mentiroso era Bolsonaro e afirmou que o candidato a reeleição não queria acreditar na covid e levou a morte de centenas de milhares de brasileiros.
“Mentiroso é você, porque os números estão na imprensa todo o dia. Você é o rei da fake news, o rei da estupidez de mentir para a sociedade brasileira. Você mentiu sobre a a vacina o tempo inteiro, negligenciou a vacina e o Brasil hoje carrega a pecha de ser o país com mais mortes sobre covid, é lamentável. E mais ainda, o senhor não se indignou a visitar uma família que teve alguém que morreu de covid. e depois para mostrar de bonzinho foi ao enterro da rainha da Inglaterra. Mente dizendo que não morreu nenhuma criança, porque o senhor não quis acreditar na covid. era preciso mentir e desacreditar da covid”, disse Lula.
Bolsonaro justificou que os enterros durante a covid eram com caixões lacrados e nem familiares podiam ir. O presidente disse que foi a hospitais e que se preocupou com as mortes no país e comprou doses de vacina.
“Nós compramos 500 milhões de doses de vacina. Entregamos nossa logística para estados e municípios. O Brasil foi exemplo para o mundo no tocante à vacinação", disse Bolsonaro.
Saiba Mais
- Trabalho & Formação Inscrições abertas para oficina de Teoria e Prática documental
- Ciência e Saúde por que o autoexame deixou de ser amplamente recomendado?
- Política Candidatos Lula e Bolsonaro chegam ao debate do segundo turno
- Política "Se deixar de mentir, deixa de ser Lula", diz Bolsonaro a Lula em debate
Lula mencionou que em 2010 o seu governo vacinou 80 milhões de pessoas em três meses na pandemia de H1N1 e que o Brasil tem expertise em vacinação.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.