O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (16/10), direito de resposta ao ex-presidente por declarações da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que insinuaram um suposto envolvimento de Lula e do PT na morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André. O TSE já havia determinado a retirada do vídeo do ar por entender que se tratava de desinformação.
Com a decisão, Gabrilli - vice na chapa de Simone Tebet (MDB-MS) à presidência, que apoiou Lula no segundo turno- e os parlamentares bolsonaristas Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP) e outros dois veículos de comunicação serão obrigados a ceder direito de resposta ao ex-presidente.
"A resposta deverá ser publicada em mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce utilizados na ofensa, sob pena de multa de R$ 50 mil", informou a defesa de Lula
No dia 28 de setembro, em entrevista à Jovem Pan, Gabrilli insinuou um suposto envolvimento de Lula e do PT ao assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. O trecho da conversa concedida ao veículo foi amplamente divulgado nas redes sociais pelo senador Flávio Bolsonaro e pela deputada federal Carla Zambelli. O site Terra Brasil Notícias também veiculou o vídeo e também deverá ceder direito de resposta.
Saiba Mais
- Blogs Redirect Rodrigo Rollemberg: "Os partidos de posição mais moderada foram prejudicados pela polarização entre Lula e Bolsonaro"
- Blogs Redirect Expectativa de muitos ataques no debate dos presidenciáveis
- Cidades DF Dois jovens ficam feridos após serem atropelados em Sobradinho
- Política Eleitores de Lula e Bolsonaro vão às ruas no DF neste domingo
- Diversão e Arte Luciano Huck: "Exploração sexual não pode ser empurrada pra debaixo do tapete"
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.