Eleições 2022

Lula se compromete a realizar conferência nacional para favelas, caso eleito

O prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), que já anunciou apoio público a Lula, também participou do evento no Complexo do Alemão

Agência Estado
postado em 12/10/2022 19:39
 (crédito: Carl de Souza/AFP)
(crédito: Carl de Souza/AFP)

O candidato do PT à Presidência da República, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se comprometeu a realizar, caso eleito, uma conferência nacional voltada para os povos das favelas no País. Segundo ele, o objetivo do evento seria discutir políticas públicas focadas nas comunidades. "Nós precisamos acabar com essa história de que o Estado só participa da comunidade quando vem a polícia para cá para bater em alguém", disse o petista, em breve discurso nesta quarta-feira (12) durante encontro com lideranças comunitárias no Rio de Janeiro, antes de iniciar passeio pelo Complexo do Alemão.

Do evento participaram o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), que já anunciou apoio público a Lula, e a esposa do petista, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. "Queremos que a polícia seja um dos componentes de políticas públicas do Estado", disse Lula.

Em uma fala destacando a importância da implantação de políticas públicas com foco nas favelas e criticando a violência policial nas comunidades, o ex-presidente enfatizou que, "antes de vir a polícia, tem que vir a educação, saúde, cultura e melhoria da vida das pessoas". "A polícia, quando vier, ela vem em outro clima, porque não é possível que a gente só apareça em páginas policiais, com violência, morte, chacinas".

De olho na mudança em relação à ação policial, Lula se comprometeu a criar também um comitê de cultura. "Prometo a vocês que este País vai mudar, e vai mudar para melhor", finalizou o candidato do PT à Presidência.

Lula segue a agenda de campanha e, nesta tarde, viaja para Salvador, na Bahia, onde participa de caminhada com Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo baiano, às 16h30.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.