Eleições 2022

Ipespe: 55% dos eleitores de Tebet e 44% de Ciro votam em Lula

De acordo com pesquisa, 16% dos eleitores de Tebet votam em Bolsonaro. Entre os de Ciro, 36% escolheram o presidente

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 11/10/2022 19:47 / atualizado em 11/10/2022 19:47
A pesquisa foi feita com 1.100 entrevistados entre os dias 8 e 10 de outubro. -  (crédito: AFP/REPRODUÇÃO; RICARDO STUKEART/PT; ALAN SANTOS/PR; AFP)
A pesquisa foi feita com 1.100 entrevistados entre os dias 8 e 10 de outubro. - (crédito: AFP/REPRODUÇÃO; RICARDO STUKEART/PT; ALAN SANTOS/PR; AFP)

Pesquisa Ipespe, divulgada nesta terça-feira (11/10), mostra como está a migração de votos de presidenciáveis aos atuais candidatos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, enfrenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em segundo turno.

De acordo com a pesquisa, 55% dos eleitores de Tebet devem apoiar Lula. A senadora, que ficou conhecida nacionalmente pela participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, declarou apoio ao ex-presidente e disse acreditar “que apenas Lula” pode comandar o país.

Ainda segundo a pesquisa, 16% dos eleitores de Tebet vão votar em Bolsonaro. Brancos/nulo/nenhum somaram 21%. Não sabem e não responderam 7%.

Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) também migraram mais em direção à candidatura petista. De acordo com Ipespe, 44% dos ciristas devem votar em Lula, seguidos por 36% que preferiu seguir com Jair Bolsonaro. Brancos/nulo/nenhum somam 11%. Não sabem ou não responderam 8%.

Ciro também deu seu apoio ao ex-presidente, mas não citou o nome de Lula quando fez seu anúncio. Disse ter seguido "ordens" do partido.

A pesquisa foi feita com 1.100 entrevistados entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%; A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-01120/2022.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação