O Ministério Público do Paraná (MPPR) informou nesta segunda-feira (10/10) que vai investigar o caso da professora do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa que aparece em vídeo fazendo uma saudação nazista em sala de aula. A filmagem foi feita por alunos e circula nas redes sociais.
Em nota pública, o MPPR disse ter recebido "pedidos de providências a respeito dos fatos" e que o caso foi encaminhado à 15ª Promotoria de Justiça (da Educação) e à 8ª Promotoria de Justiça (Criminal). O órgão, porém, não informou quantas denúncias foram feitas.
O vídeo mostra a educadora colocando a mão na testa e depois esticando o braço, gesto utilizado pelos nazistas para saudar Adolf Hitler.
De acordo com a revista Fórum, que divulgou inicialmente a notícia, a professora é declaradamente apoiadora do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e trabalha na instituição há mais de 10 anos.
Em nota, o colégio afirmou que "não compactuamos e não concordamos com a postura da professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo". A instituição também disse que "foram tomadas as medidas cabíveis ao caso".
O Correio tentou contato com o Colégio para detalhar quais medidas foram tomadas contra a professora, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço permanece aberto para possíveis manifestações.