Candidato à Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um ato de campanha na manhã deste sábado (8/10) em Campinas (SP). Ao lado dele estavam o candidato à vice-presidência, Geraldo Alckimin (PSB) e o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (SP).
Lula aproveitou a ocasião para lembrar as ofensas que o oponente dele, o presidente Jair Bolsonaro (PL), fez a nordestinos. "Nesse país quem tiver uma gota de sangue nordestino não vota em Bolsonaro", afirmou o petista.
O ex-presidente teve menos votos do que Bolsonaro em São Paulo e, por isso, investe em virar o jogo no estado, o maior colégio eleitoral do país. "No primeiro turno, a gente não teve a quantidade de votos que a gente tinha que ter. Talvez não soubemos pedir o voto com a maestria que deveríamos saber. O segundo turno serve para a gente fazer reparos naquilo que a gente se equivocou, naquilo que a gente errou", afirmou. Na primeira rodada das eleições, Lula teve 40,89% dos votos válidos em São Paulo, contra 47,71% de Bolsonaro.
O presidente afirmou que adotará a estratégia de convencer eleitores que se abstiveram a votar no próximo dia 30.
"Eu vou me encontrar com muita gente que outrora não votava em mim e que agora está querendo votar, porque as pessoas veem na candidatura Lula-Alckmin a possibilidade de recuperar a democracia deste País", disse Lula, durante coletiva.
(com informações da Agência Estado)
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Saiba Mais
- Esportes Rafaela Silva vence japonesa e é bicampeã mundial de judô
- Política Críticos de Bolsonaro ironizam erro de grafia em perfil: 'Sírio de Nazaré'
- Economia Imposto de Renda cobrado sobre pensão alimentícia será devolvido
- Economia Por que preço do petróleo está subindo novamente apesar de baixa demanda
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.