Eleições 2022

"Total apoio à sua campanha e ao seu governo", diz Tebet a Lula

Ao lado de Lula, Tebet anunciou nesta sexta (7/10) que suas sugestões foram incorporadas ao programa de governo de Lula e que participará da campanha do petista

Victor Correia
postado em 07/10/2022 16:48 / atualizado em 07/10/2022 17:17
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

A senadora Simone Tebet (MDB), que disputou o Planalto no primeiro turno das eleições, declarou nesta sexta-feira (7/10) "total apoio" à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu eventual governo, se eleito. Juntos em coletiva de imprensa, os dois anunciaram a incorporação de cinco medidas sugeridas por Tebet ao programa de governo de Lula. A senadora disse ainda que estará "onde a campanha precisar".

"O presidente Lula acaba de receber e incorporar todas as sugestões que fizemos no nosso programa de governo ao seu programa de governo", anunciou a senadora. "Este não era um encontro agendado pela história, mas sem dúvida nenhuma é exigido por ela. Temos diferenças políticas, econômicas, mas que são infinitamente menores do que o que nos une", acrescentou.

Entre as medidas sugeridas por Tebet estão o pagamento de R$ 5 mil para alunos que terminarem o Ensino Médio e zerar as filas de exames e cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). Na última quarta-feira (5/10), ao declarar seu apoio a Lula, a senadora pediu a inclusão de cinco medidas ao todo. "Pensamos da mesma forma o Brasil que queremos", disse a emedebista.

"Pode ficar certa que nós vamos colocar em prática. Eu espero que você esteja junto para ajudar a executar cada uma dessas coisas que você propõe", respondeu Lula à senadora, elogiando a participação de Tebet nas eleições. "Eu quero agradecer o seu apoio, a sua generosidade em tomar a decisão. 

"Vou estar onde a campanha precisar"

Após abrirem espaço para perguntas da imprensa, Lula e Tebet foram questionados sobre como será a participação da senadora na campanha até o dia 30 de outubro. "Ela vai participar do jeito que ela quiser participar. Primeiro, uma parte da campanha será na televisão. E outra parte da campanha será na rua", respondeu o presidenciável. Ele citou que pretende visitar Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e os estados onde há disputa no segundo turno para o governo estadual.

Tebet, por sua vez, disse que já começou a participar da campanha ao estar em uma propaganda eleitoral de Lula veiculada hoje (7/10) no rádio e na televisão. "Eu vou estar onde a campanha precisar. [...] Eu vou estar nas ruas, nas praças, nos comícios. Estaremos especialmente nos palanques regionais onde temos, obviamente, candidatos aos governos estaduais em comum", afirmou a emedebista.

Já sobre eventual participação da senadora em seu governo, caso eleito, Lula disse que isso será debatido após as eleições. "Eu primeiro preciso ganhar as eleições para depois discutir a composição do governo. Isso não é um negócio, isso é uma ação programática", respondeu o petista, referindo-se ao encontro com Tebet. "Depois que a gente ganhar, a gente vai sentar numa mesa e a gente vai discutir como montar uma equipe para dar vazão àquilo que é as nossas propostas", acrescentou.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação