Após a repercussão de um vídeo antigo do presidente Bolsonaro (PL) discursando para maçons, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) visitará uma loja maçônica em Manaus, nesta quinta-feira (6/10). O evento está previsto para começar às 20h, em ocasião do aniversário de 150 anos da loja maçônica Esperança e Porvir.
Eleito para o cargo de senador no Rio Grande do Sul, o vice-presidente Mourão é maçom há 20 anos. Ele ocupa o nível 33, que corresponde a Grande Inspetor-Geral da Ordem, o grau mais alto da maçonaria.
A repercussão do vídeo do presidente Bolsonaro (PL) na loja maçônica causou impacto negativo entre o eleitorado evangélico, pois costuma associar erroneamente a "satanismo". Na quarta-feira (05/10), internautas resgataram a imagem da primeira-dama Michelle Bolsonaro no casamento maçom da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Saiba Mais
Também estiveram presentes na cerimônia a ex-secretária especial da Cultura, Regina Duarte; o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (União Brasil) e o da Educação, Abraham Weintraub (PMB).
Em respostas às críticas que recebeu, Bolsonaro disse que não tem nada contra os maçons. ""Está aí na mídia agora, o pessoal me criticando porque fui a uma loja maçom em 2017. Fui, sim, fui numa loja maçom, acho que foi a única vez que eu fui na loja maçom. Eu era candidato a presidente, pouca gente sabia. E um colega falou 'vamos lá', e eu fui lá. Acho que foi aqui em Brasília, fui muito bem recebido. Tudo bem, me trataram bem", disse o presidente.
O que faz um maçom?
Nem religião, nem seita e tampouco um grupo político. A maçonaria é um grupo de homens que se reúnem periodicamente para discutir e fomentar valores morais e solidários.O objetivo desta comunidade é, de acordo com a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, transformar “homens bons em melhores através da livre investigação da verdade, do exame moral e da prática de virtudes”.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Colaborou Francisco Artur*
Saiba Mais
- Cidades DF Fábio Felix sobre Lula: "É o único democrático, até para divergirmos"
- Ensino superior Comunidade estudantil organiza manifestação contra novo corte na educação
- Diversão e Arte Ruy Castro ocupará a cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras
- Esportes Mulher de Brittney Griner diz que atleta tem medo de ser 'esquecida na Rússia'
- Brasil Poliomielite: Saúde do Pará investiga caso em menino de 3 anos
- Política Genial/Quaest: Lula tem 48% das intenções de voto; Bolsonaro, 41%
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.