O ator Leonardo DiCaprio cumprimentou Célia Xakriabá (Psol), a primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, pela sua chegada ao Congresso Nacional. Ele publicou a mensagem de congratulação a Célia em sua rede social, na qual parabenizou também Sônia Guadajara, primeira indígena a conseguir a eleição de deputada federal pelo estado de São Paulo.
Saiba Mais
Natural do município de São João das Missões (povo Xacriabá), no Norte de Minas, Célia Xakriabá foi eleita para a Câmara Federal com 101.154 votos no primeiro turno da eleição do último domingo (02/10). Ela é a herdeira política da deputada federal Áurea Carolina (Psol), que não se candidatou a um segundo mandato.
Na mensagem publicada no Twitter, Leonardo DiCaprio, que se apresenta como "ator e ambientalista", afirma: "parabéns para @celiaxakriaba, 1 de 2 mulheres indígenas a conquistar assentos no Congresso do Brasil. A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com esses líderes incríveis".
Congrats to @celiaxakriaba, 1 of 2 Indigenous women to win seats in Brazil's Congress. The Amazon, and the health of our planet, are in great hands with these incredible leaders. https://t.co/SBsxqCsy1V
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) October 5, 2022
Em resposta, a indígena comentou: "o cuidado com nossos biomas não impacta somente o Brasil, impacta toda a humanidade. Nossa vitória é pela Mãe Terra" .
Quem é Célia Xakriabá
Célia Xakriabá é professora, mestre e doutora em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - sendo a primeira mulher a ingressar no doutorado da instituição. Ela representou os povos indígenas na COP-26, participou ativamente da denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade em Haia.
Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação com as escolas indígenas, quilombolas e do campo e foi assessora parlamentar da deputada Áurea Carolina.
A deputada federal eleita da etnia Xakriabá compõe a Bancada do Cocar, movimento que tem o objetivo de eleger mulheres indígenas para fazer a defesa dos territórios indígenas e de ações que cessem as mudanças climáticas. Ela se emocionou muito com a vitória.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Eleições 2022: o que é a maçonaria?
- Esportes Brasil lidera ranking mundial de seleções em parcial pré-Copa
- Política Em agenda eleitoral, Bolsonaro recebe aliados no Alvorada e ataca Lula
- Política Pode beber no segundo turno das eleições 2022?
- Ensino superior MEC diz que ‘não há corte’ no orçamento das universidades federais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.