O Instituto Datafolha divulga, nesta sexta-feira (7/10), a primeira pesquisa da instituição que apura a preferência dos eleitores sobre os dois candidatos à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições. Os dados estarão disponíveis no site do Correio.
- Confira o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7/10).
- Ex-diretor do Datafolha crava: "Possibilidade de virada no 2º turno é real"
Quase uma semana após o primeiro turno das eleições, ocorrido no domingo (2/10), o levantamento pode mostrar como os apoios dos candidatos que não conseguiram uma vaga no segundo turno impactou na decisão dos eleitores.
Simone Tebet (MDB) — a terceira com maior número de votos na disputa — divulgou apoio a Lula na quarta-feira (5/10), ao afirmar que tem críticas ao petista, mas defendeu que o ex-presidente tem “o compromisso com a democracia e a Constituição que não vejo no outro candidato”. A senadora recebeu mais de 4 milhões de votos no domingo (2/10).
Mais modesto ao declarar apoio a Lula, na segunda-feira (4/10), Ciro Gomes (PDT) afirmou que escolher o petista “é a última saída”. O pedetista terminou o primeiro turno em quarto lugar e recebeu quase 3,6 milhões de votos.
No último levantamento divulgado na véspera do primeiro turno, em 1º de outubro, a pesquisa questionou os entrevistados sobre a preferência em relação a um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. As respostas indicaram que o petista venceria a disputa e conquistaria o cargo de presidente com 54% dos votos, ante 38% do chefe do Executivo.
Na pesquisa de 1º de outubro, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00245/2022, 12,8 mil eleitores foram ouvidos em 310 municípios. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória
O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como o próximo presidente da República garantido do pleito de domingo (2/10). A marca representa pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos.
Já Bolsonaro precisaria de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país no primeiro turno.
Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram no início da semana passada que apoiam Lula no segundo turno. Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Saiba Mais
- Ensino superior Passe livre será liberado apenas para alunos que estão estudando nas férias
- Economia Educação é o órgão mais afetado pelo novo corte orçamentário do governo
- Política Bolsonaro sobre apoio de Sergio Moro: "Passado é passado"
- Política TSE manda redes sociais apagarem publicações que associam Lula ao satanismo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.