O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, nesta quarta-feira (5/10), para responder ao anúncio de apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro.
Mais cedo, FHC anunciou no Twitter que apoia Lula no segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 30 de outubro. O ex-presidente compartilhou fotos ao lado de Lula e anunciou o voto no petista. "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu.
Lula, também no Twitter, agradeceu pelo apoio do antigo opositor nas urnas. "Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz", escreveu o petista.
Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz. https://t.co/e7AFID03Gv
— Lula 13 (@LulaOficial) October 5, 2022
Apoios a Lula
Após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, partidos e políticos anunciaram os apoios aos candidatos que foram para o segundo turno. Além de FHC, Lula também está sendo apoiado pelo PDT, com a participação de Ciro Gomes.
Opositor de Lula na eleição de 2002, o ex-ministro da Saúde José Serra também declarou apoio ao petista. "Não vou me alongar sobre o tema. Diante das alternativas postas, votarei em Lula. E, pela mesma razão, em São Paulo, meu voto será em Tarcísio de Freitas", escreveu ele nas redes sociais.
O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que o partido deve apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. O partido, que elegeu quatro deputados federais neste ano, participa de federação com o PSDB. "Com Bolsonaro estaremos na oposição. Com Lula podemos conversar. Mas pelo menos não corremos o risco de não ter eleição em 2026", disse.
Ainda há expectativa do anúncio de apoio da senadora Simone Tebet, do MDB, e de Gilberto Kassab nesta quarta-feira (5/10).
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Saiba Mais
- Cidades DF Homem é preso por furto de cabos de energia pela segunda vez
- Política Funcionário de mineradora escreve 'Lula 13' em talude de mina na BR-040
- Ciência e Saúde Comer cogumelos no espaço pode aliviar a depressão dos astronautas
- Blogs Redirect Bradesco mantém previsões para o PIB do Brasil, mas piora para o PIB global
- Ciência e Saúde Estudo: mulheres jovens desconhecem os fatores de risco para câncer de mama
- Ciência e Saúde Infecção pulmonar: o que é a doença que fez a banda Coldplay adiar shows
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.