O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, abriu a sessão plenária desta terça-feira (4/10) exaltando a representatividade de mulheres e negros eleitos para a composição do Congresso Nacional a partir do ano que vem. O magistrado ainda destacou que tem confiança nas urnas eletrônicas e que o processo eleitoral do país é auditável.
“Uma observação importante é que dos 513 deputados e deputadas, 91 membros são mulheres, aumento da participação das mulheres, aquém do que esperamos, mas houve aumento. Houve aumento das candidaturas pretas, o que mostra que mesmo não sendo a passos largos, que as medidas tomadas pelo TSE sobre mulheres e negros vem dando certo”, disse Moraes.
O ministro afirmou que recebeu da Organização dos Estados Americanos (OEA) um relatório destacando a segurança do sistema eleitoral do Brasil. Moraes ainda repetiu o discurso de domingo — dia da votação do primeiro turno — em que afirma que o país demonstrou maturidade durante as eleições. Nesta terça, ele frisou que as pessoas “demonstraram maturidade democrática, compareceram às seções, com paz, harmonia e segurança, isso é muito importante”.
Moraes ainda informou que a Justiça Eleitoral vai trabalhar para evitar filas e aglomerações no segundo turno — marcado para o dia 30 de outubro. “O TSE está planilhando e tomando medidas para que as filas que ocorreram não voltem a ocorrer no próximo turno, para que o eleitor tenha uma votação mais confortável. Eleitores que pegaram fila saibam que com os Tribunais Regionais Eleitorais o problema está sendo equacionado”, destacou.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.