O segundo turno das eleições 2022 será em 30 de outubro. A disputa pelo cargo de presidente da República será entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que obtiveram 48,43% e 43,20% dos votos válidos, respectivamente. Cabe destacar também que 12 estados terão segundo turno para o cargo de governador. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7/10).
O tempo de propaganda no segundo turno é dividido igualmente entre os candidatos. Para presidente, a propaganda será transmitida na televisão de segunda à sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, o horário será de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Conforme prevê o artigo 62 da resolução nº 23.610/2019 do TSE, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno se apresentará primeiro.
Saiba Mais
Nos estados em que a disputa para governador foi para o segundo turno, a propaganda será veiculada das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
"Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação", informa o TSE. O horário eleitoral para o segundo turno terminará no dia 28 de outubro.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Saiba Mais
- Educação básica Matrículas para 2023 na rede pública do DF começam nesta terça-feira (4/10)
- Diversão e Arte Ludmila Dayer é internada após anunciar diagnóstico de esclerose múltipla
- Política Boulos no Roda Viva: 'Quem aguentou quatro anos, aguenta mais 28 dias'
- Política Internet 'escala' elenco para interpretar candidatos das eleições 2022
- Política Racismo e xenofobia: Esquerda critica eleitorado brasileiro no Japão
- Blogs Redirect Mercado mantém otimismo e B3 volta a subir com apostas no conservadorismo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.