Eleições

Conheça as quatro mulheres trans eleitas deputadas em 2022

Em 2022, foram eleitas as duas primeiras deputadas federais transexuais do Brasil. Duas assembleias legislativas também elegeram suas primeiras representantes trans

Thays Martins
postado em 04/10/2022 16:30 / atualizado em 04/10/2022 16:30
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

Pela primeira vez, o Congresso brasileiro terá representantes transexuais. As eleições de 2022 elegeram duas deputadas federais, Erika Hilton (PSol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). As duas figuraram entre os 50 deputados federais mais votados do Brasil.

Além delas, as assembleias legislativas de Sergipe e do Rio de Janeiro também elegeram pela primeira vez mulheres trans: Linda Brasil (PSol-SE) e Dani Balbi (PCdoB-RJ).

Tanto Erika Hilton quanto Duda Salabert também foram as primeiras vereadoras transexuais eleitas em seus municípios.

Conheça quem são as deputadas:

Erika Hilton

Erika Hilton
Erika Hilton (foto: Twitter/ reprodução)

Erika Hilton tem 29 anos e atualmente exerce mandato de vereadora por São Paulo. Ela foi a primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal da cidade, em 2020. Com 50.508 votos, ela foi a vereadora mais votada do Brasil. Agora, se tornou a primeira transexual eleita deputada federal por São Paulo. Nas eleições de 2022, Erika conseguiu 256.903 votos e foi a nona deputada com mais votos no estado.

Além disso, em 2018, Erika exerceu o cargo de codeputada estadual pela Mandata Ativista, primeiro mandato coletivo de São Paulo. Atualmente, a agora deputada federal preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de São Paulo. Ela também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Contra Pessoas Trans e Travestis na Câmara Municipal de São Paulo. 

Erika foi criada pelas mãe e pelas avós em Franco da Rocha, interior de São Paulo. Quando tinha 15 anos foi expulsa de casa por ser trans. Na época foi morar na rua e teve que recorrer a prostituição. Seis anos depois voltou a morar com a mãe e finalizou os estudos. 

Duda Salabert

Duda Salabert
Duda Salabert (foto: Bruna Brandão/Divulgação)

Duda Salabert Rosa tem 41 anos e é professora de literatura. Em 2018, ela se tornou a primeira pessoa trans a se candidatar ao cargo de senadora no Brasil. Com 351.874 votos, ela terminou a disputa em oitavo lugar entre os 15 candidatos de Minas Gerais.

Em 2020, ela se tornou a primeira vereadora trans de Belo Horizonte, sendo a mais votada da cidade. Nas eleições de 2022, ela se tornou a primeira deputada federal transexual eleita por Minas Gerais. Com 208.332 votos, Duda foi a terceira deputada federal mais votada em Minas e a 29ª mais votada do país. 

Duda ajudou a fundar a primeira casa de acolhimento pessoas trans em situação de rua e fundou a ONG Transvet.

Dani Balbi

Dani Balbi
Dani Balbi (foto: Reprodução)

Professora, Dani Balbi foi eleita deputado estadual do Rio de Janeiro com 65.815 votos e se tornou a primeira a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio. Dani também foi a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é doutora em literatura pela mesma universidade. 

Personalidades como Caetano Veloso e Preta Gil declararam voto em Dani. "Eu ainda não tenho palavras para dimensionar o quanto estou feliz por termos alcançado esse marco na história do nosso estado. Posso ser a primeira, mas nosso caminho a partir de hoje vai ser trilhado para que dezenas de nós, mulheres trans, possam ocupar o mesmo espaço que eu daqui pra frente", comemorou Dani pelo Instagram. 

Linda Brasil

Linda Brasil
Linda Brasil (foto: Assessoria da parlamentar)

Linda Brasil tem 49 anos e é natural de Santa Rosa de Lima, em Sergipe. Ela é educadora e ativista. Ela é fundadora da ONG CasAmor, que acolhe pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Em 2022, Linda teve 28.704 votos e se tornou a primeira mulher trans a ocupar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Antes disso, em 2020, Linda foi a candidata mais votada em Aracaju para vereadora, quando se tornou a primeira pessoa trans a ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores da capital sergipana.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Dani Balbi
    Dani Balbi Foto: Reprodução
  • Duda Salabert
    Duda Salabert Foto: Bruna Brandão/Divulgação
  • Erika Hilton
    Erika Hilton Foto: Twitter/ reprodução
  • Linda Brasil
    Linda Brasil Foto: Assessoria da parlamentar
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação