O Nordeste foi responsável pela virada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), no resultado da apuração dos votos da eleição presidencial na noite desse domingo (2/10). Bolsonaro liderava enquanto as urnas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste eram apuradas. No entanto, a região do Nordeste deu 10,96 pontos de vantagem a Lula em relação a Bolsonaro, fazendo com que o petista assumisse a liderança dos votos.
O resultado final no Nordeste é o dobro da diferença final entre os candidatos. No Brasil inteiro, Lula ficou 5,19 pontos à frente do ex-capitão. Por isso, sem os votos em massa dos nordestinos, o petista teria ficado em segundo lugar no pleito de ontem.
No entanto, o resultado final das urnas fez com que alguns apoiadores de Bolsonaro atacassem a região. Nas redes sociais, a palavra “nordestino” está entre as mais comentadas, com pessoas xingando e outras defendendo. Entre as ofensas, muitos associaram a fome e a miséria, com o voto em Lula.
Nossos irmãos compatriotas nordestinos são gente de bem em sua maioria, porem muitos são ainda presos ao analfabetismo e ignorância. Vamos torcer para que repensem seu voto. A hora não é de desunião, pois é isso que os estrangeiros querem.
— HOMEM DO ESPAÇO (@hdoespaco) October 3, 2022
O comentarista Rodrigo Constantino, apoiador entusiasta de Jair Bolsonaro, foi um dos que fizeram a relação. Em sua afirmação nas redes sociais, Constantino ressaltou que “a parte do país que mais recebe assistencialismo decide sobre a parte do país que mais produz para o PIB.”
Por isso é onde existe mais miséria, mais fome, menos saúde e educação. Me perdoem os bons nordestinos, mas por essas que passam pelo que passam e merecem( apesar de quem Minas não ficou muito atrás em burrice eleitoral). Por ser pobre precisa ser burro tbm?
— jaderson bruzzi (@JadersonBruzzi) October 3, 2022
Lula venceu em todos os estados do Nordeste, enquanto Bolsonaro teve seu melhor desempenho no Centro-Oeste e no Sul, onde angariou a maior parte dos votos em todos os estados das duas regiões e no Distrito Federal.
Nordestinos votam em candidatos de esquerda e depois saem do seu estado pra tentar uma vida melhor sul.
— Bruna Baracho (@Sinceramente_s2) October 3, 2022
Esse é o tweet
No Sudeste, maior colégio eleitoral do Brasil, Bolsonaro ficou à frente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Lula, no entanto, venceu em Minas Gerais.
Saiba Mais
- Brasil Sargento vira herói ao salvar idoso engasgado com carne em Urucuia
- Política Maurício Souza, acusado de homofobia, é eleito deputado federal em Minas
- Cidades DF "O DF me escolheu. Eu não seria candidata", afirma Damares Alves
- Diversão e Arte ‘Community’ ganhará filme em 2023 com o elenco original
- Economia Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 4 bilhões em setembro
- Política Por que candidata a deputada federal com mais votos em MT não foi eleita
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.