A presidente nacional do PT e deputada federal reeleita, Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse nesta segunda-feira (3/10) que a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "gostaria muito de ter o Ciro [Gomes]" em seu rol de apoiadores. Segundo Gleisi, o PT pretende, no segundo turno nas eleições, angariar parte dos nove milhões de votos reunidos por Ciro (PDT), por Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) no primeiro turno.
"Gostaríamos muito de ter o Ciro na nossa campanha", disse a deputada em entrevista à Globonews, citando ainda algumas propostas do pedetista que podem ser incluídas no programa de governo de Lula. "Queremos agora ampliar os apoios. Tivemos ali nove milhões de votos do Ciro, da Simone e da Soraya. Queremos que esses votos venham para o presidente Lula. Já iniciamos conversas com o MDB e com o PDT. Vou também falar com o União Brasil, para que a gente possa conversar", declarou ainda.
Saiba Mais
De acordo com a presidente do PT, o PDT já sinalizou que pode se posicionar sobre o segundo turno ainda nesta semana. Um endosso de Ciro, porém, é considerado improvável, já que o ex-governador é um forte crítico de Lula e já afirmou repetidamente que não o apoiará. Gleisi avalia ainda que tem "abertura com o MDB" para negociar, e "disposição" para falar também com o PSDB, que também compôs a chapa de Tebet.
A entrevista foi dada logo antes de uma reunião da coordenação de campanha de Lula em São Paulo, prevista para começar no início da tarde. O encontro, que terá a presença do ex-presidente Lula, deve acertar o rumo que a campanha tomará para a segunda disputa. Gleisi foi reeleita ontem (2/10) deputada federal pelo Paraná com 261.247 votos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.