Neste 2 de outubro, o Brasil ficou dividido ao meio. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve uma ligeira vantagem sobre seu principal opositor, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula venceu em 14 estados. Já Bolsonaro ficou à frente em 12 e no Distrito Federal. No total, o petista marcou 48,43% dos votos válidos, com 99,99% das urnas apuradas. Bolsonaro somou 43,20%.
Lula ganhou em todos os estados do Nordeste. A maior vitória foi registrada no Piauí, onde obteve 73,8% dos votos, contra 20% de Bolsonaro. Na Bahia, Lula também emplacou vitória firme — 69,5%. Bolsonaro chegou a 24,4%.
Lula também venceu Bolsonaro com ampla maioria em sua terra natal, Pernambuco. Conquistou 65,27% dos votos, contra 29,91% de Bolsonaro. Na região Norte, o petista venceu em quatro estados: Pará, Amazonas, Tocantins e Amapá. Já o candidato à reeleição saiu-se vitorioso em toda a região Centro-Oeste. Sua vitória mais expressiva foi no Mato Grosso, com 59,84% ante 34,39% de Lula.
No Distrito Federal, o presidente levou a melhor, com 51,6%, enquanto Lula somou 36,8%. No Sudeste, onde estão 40% do eleitorado Bolsonaro venceu em três dos quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.