O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), venceu a corrida pela reeleição no pleito eleitoral realizado neste domingo (2/10), e governará o estado por mais quatro anos. Apesar da vitória ser apontada pelas pesquisas, a confirmação só foi dada às 23h40, com 98,51% das urnas apuradas.
Até então, Brandão somava 1.737.968 votos (51,14). Com isso, e com a eleição matematicamente definida, não haverá segundo turno no estado. Ao final da apuração, Brandão teve 51,29% dos votos válidos. O candidato Lahesio Bonfim (PSC), por fim, ficou em segundo lugar, com 24,87% dos votos válidos.
Carlos Brandão tem 64 anos, assumiu o cargo de governador após a renúncia de Flávio Dino (que deixou o cargo em março para disputar um avaga no Senado). Nascido em Colinas (MA), é médico veterinário, formado em medicina veterinária pena Universidade Estadual do Maranhão, e empresário. Atuou na Câmara dos Deputados, como deputado federal, de 2007 a 2014.
Brandão assumiu a presidência estadual do PSDB em 2011 e permaneceu no cargo até 2017, quando se filiou ao Republicanos. Voltou a integrar o PSDB em 2021 e recentemente migrou para o PSB.
Saiba Mais
- Política Vidente promete Lula no 1º turno, erra e decepciona fãs na web
- Política Alexandre de Moraes: "População está demonstrando maturidade democrática"
- Política Com apoio de Lula, Maranhão elege Flávio Dino para o Senado Federal
- Política Na margem de erro? Veja as principais divergências das pesquisas do 1º turno
- Política Beto Faro (PT) é eleito senador pelo Pará com 42% dos votos
- Política 4 razões que explicam por que candidatura de Ciro não decolou
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.