Eleições 2022

Senador Otto Alencar (PSD) é reeleito na Bahia com 58,6%

A decisão veio com 85,72% das urnas apuradas. Cacá Leão (Progressistas) ficou em segundo lugar, recebendo 25,24% dos votos

Correio Braziliense
postado em 02/10/2022 22:56 / atualizado em 03/10/2022 02:13
 (crédito: Credito:Jefferson Rudy/Ag?ncia Senado)
(crédito: Credito:Jefferson Rudy/Ag?ncia Senado)

O candidato Otto Alencar (PSD) foi reeleito senador da Bahia com 58,31% dos votos. O resultado veio com 85,72% das urnas apuradas. Cacá Leão (Progressistas) ficou em segundo lugar, com 25,24% dos votos.

Otto Roberto Mendonça de Alencar, 67 anos, nasceu em Rui Barbosa na Bahia. É formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getulio Vargas. É filiado ao Partido Social Democrático (PSD). 

CPI da Covid

Médico de carreira, o senador ganhou destaque ao participar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 em 2021. Em uma das sessões, ele afirmou que, entre os crimes apontados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no relatório produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), teve um que se encaixou “perfeitamente”, o de charlatanismo.

Otto foi três vezes deputado estadual pelo estado. Uma vez governador da Bahia e outras duas vezes vice-governador. Foi eleito senador em 2015.

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação