O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês.
Neste 2 de outubro ocorreu o primeiro turno das eleições e eleitores votaram em cinco cargos, sendo eles os de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente. Já no segundo, caso seja necessário neste ano, serão decididos os dois cargos executivos, presidente e governador, caso segundo a Constituição Federal.
- Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno na disputa presidencial
- Ibaneis ganha no 1º turno e garante reeleição como governador do DF
Isso ocorre se ambos não conseguirem mais de 50% dos votos válidos, excluindo os nulos e brancos.
A realização do segundo turno também está ligada ao sistema e regras de contagens de votos. Enquanto prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, senadores, governadores e o presidente são definidos pelo voto majoritário, vereadores, deputados federais, estaduais ou distritais são estabelecidos pelo voto proporcional.
Neste último sistema, o eleitor pode escolher tanto um candidato específico (voto nominal) quanto no partido (voto de legenda).
A sigla só elegerá deputados se conseguir atingir o quociente eleitoral, que o resultado da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a serem, preenchidas. Se os partidos ou coligações não alcançarem o coeficiente, mesmo com um candidato muito bem votado, não conseguirão eleger ninguém.
Eleições 2022
- Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10.
- Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
- Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
Saiba Mais
- Política "Voto útil migrou a favor do bolsonarismo", diz Haddad, sobre SP
- Cidades DF Ibaneis comemora reeleição com apoiadores no Ulysses Guimarães
- Política Ronaldo Caiado é reeleito em 1º turno para o governo do Goiás
- Cidades DF "Espero que o DF tenha dias melhores", diz Grass após perder a eleição
- Política Davi Alcolumbre (União Brasil) é reeleito senador do Amapá
- Cidades DF "Travamos um bom combate", diz Paulo Octávio após resultado das urnas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.