Pernambuco elegeu, pela primeira vez, uma senadora na história do estado. Teresa Leitão (PT) foi eleita com 2.061.276 votos válidos (46,12%). O candidato Gilson Machado (PL) ficou em segundo lugar com 1.320.555 votos válidos (29,55%).
Teresa Leitão tem 70 anos, nasceu em Olinda e está no quinto mandato como deputada estadual. Ela é filiada ao PT desde 2000, único partido de sua trajetória politica.
A agora senadora eleita, é professora aposentada formada em pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco. Ela também já foi diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (Aoepe) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
Também foram eleitos como primeiro suplente Silvio Costa (Republicanos) e como segundo suplente Francisco Alexandre (PT).
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
Eleições 2022
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Saiba Mais
- Política Ronaldo Caiado é reeleito em 1º turno para o governo do Goiás
- Política Davi Alcolumbre (União Brasil) é reeleito senador do Amapá
- Política Imprensa internacional destaca 'surpresa' com vantagem abaixo da esperada de Lula
- Política Ciro Gomes: "Estou profundamente preocupado com o que está acontecendo"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.