ELEIÇÕES 2022

Elmano de Freitas, candidato do PT, é eleito governador do Ceará

Petista já foi deputado estadual duas vezes, secretário de Educação do Ceará e atuou na defesa jurídica e política do MST

Cecília Sóter
postado em 02/10/2022 22:10 / atualizado em 03/10/2022 02:15
 (crédito:  Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O candidato do PT Elmano de Freitas foi eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições de 2022, realizado neste domingo (2/10). Com 97,22% das urnas apuradas, ele obteve 53,81% dos votos válidos. Com isso, a eleição está matematicamente definida. Ao final da apuração, o candidato teve 54,02% dos votos. 

Elmano de Freitas, 52 anos, nasceu no município de Baturité (CE), filho de um agricultor e uma professora. É formado em direito pela Universidade Federal do Ceará e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989.

Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP) e na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual.

O candidato Capitão Wagner (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 31,72% dos votos válidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação