O candidato do PT Elmano de Freitas foi eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições de 2022, realizado neste domingo (2/10). Com 97,22% das urnas apuradas, ele obteve 53,81% dos votos válidos. Com isso, a eleição está matematicamente definida. Ao final da apuração, o candidato teve 54,02% dos votos.
Elmano de Freitas, 52 anos, nasceu no município de Baturité (CE), filho de um agricultor e uma professora. É formado em direito pela Universidade Federal do Ceará e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989.
Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP) e na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual.
O candidato Capitão Wagner (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 31,72% dos votos válidos.
Saiba Mais
- Política Michelle Bolsonaro comemora vitória de Damares: 'Sempre soube'
- Cidades DF Ibaneis comemora reeleição com apoiadores no Ulysses Guimarães
- Política Ronaldo Caiado é reeleito em 1º turno para o governo do Goiás
- Cidades DF "Espero que o DF tenha dias melhores", diz Grass após perder a eleição
- Cidades DF "Travamos um bom combate", diz Paulo Octávio após resultado das urnas
- Política Imprensa internacional destaca 'surpresa' com vantagem abaixo da esperada de Lula
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.