O atual governador de Goiás, candidato Ronaldo Caiado (União Brasil), foi reeleito neste domingo (2/10), no 1º turno das eleições 2022.
Com 100% das urnas apuradas, Caiado obteve 1.806.892 votos, o que representa 51,79% dos votos válidos. O segundo colocado, Gustavo Mendanha (Patriota), obteve 25,20% dos votos.
Aos 73 anos, Ronaldo Ramos Caiado é natural da cidade de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Já foi senador pelo estado goiano no pleito de 2015 e deputado federal por cinco mandatos.
O político nasceu em 25 de setembro de 1949 e faz parte de uma família de produtores rurais com forte atuação política no estado. Formado em medicina - com especialização em ortopedia - o governador é casado com Gracinha Caiado e tem cinco filhos: Marcela Caiado, Anna Vitória Caiado, Maria Caiado e Ronaldo Caiado Filho, que faleceu no último dia 3 de julho.
"É muita esperança que a gente possa continuar trabalhando pelo nosso estado de Goiás. Antes de tudo, meu agradecimento ao povo goiano por ter me dado um mandato. Agora vamos aguardar o resultado das urnas", disse Caiado ao votar na manhã deste domingo, em Nova Crixás (GO).
O governador votou pontualmente às 8h. Ele foi o primeiro a entrar na seção eleitoral do Colégio Estadual Zizi Perillo Caiado. Caiado agradeceu e disse que aguarda o resultado das urnas.
Entre as principais propostas de Caiado estão:
- Consolidar a regionalização da saúde;
- Ampliar escolas em tempo integral;
- Distribuir computadores a estudantes;
- Promover concurso público para as forças de segurança;
- Ampliar programas sociais e incentivar o turismo;
- Fortalecimento do sistema de fiscalização e combate à corrupção nos órgãos públicos.
Confira o plano de governo de Ronaldo Caiado na íntegra.
Desde as primeiras pesquisas de intenção de voto, Caiado aparecia com grande vantagem em relação aos outros candidatos ao governo de Goiás (50%, em média). Além do patriota Gustavo Mendanha, ele concorreu ainda com o Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT), Cíntia Dias (PSOL), Professor Pantaleão (UP).
Aliado de Caiado, o engenheiro e empresário Wilder Morais (PP-GO), também foi reeleito conquistou mais um mandato no Senado Federal, com 25,26% dos votos.
No Goiás, os votos brancos representam 1,27% e 2,17% foram nulos.
Saiba Mais
- Política Vice-presidente Mourão é eleito para o Senado pelo Rio Grande do Sul
- Política Romário, do PL, é reeleito para o Senado pelo Rio de Janeiro
- Política Mato Grosso reelege Wellington Fagundes para o Senado Federal
- Cidades DF "O povo fez sua opção", diz Izalci Lucas sobre reeleição de Ibaneis
- Política Michelle Bolsonaro comemora vitória de Damares: 'Sempre soube'
- Cidades DF Ibaneis comemora reeleição com apoiadores no Ulysses Guimarães
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.